logoalex.png

OBRAS

separador1.png

POEMA "SE TU FORES" DE ALEX GIOSTRI, RECITADO PELO ATOR LUIS MELO

978-85-60157-09-9-500x500.jpg
978-85-8108-072-7-500x500.jpg
978-85-516-0015-3-500x500.jpg
do pensamento para o papel-500x500.png
mallarzé-500x500.jpg
mulherespoeticas-500x500-500x500.png
978-85-8108-387-2-500x500.jpg
prisioneiros_e_juizes_cortada-500x500.jpg
978-85-8108-073-4-500x500.jpg

 

AFETO, AMOR E FANTASIA

 

Dividido em seis capítulos, a temática levantada trata das questões das relações, da questão do desejo, do ciúme, da posse, da rejeição, das expectativas, das fantasias e das idealizações que cada um de nós vivencia em algum momento da vida. O autor ainda trata das questões do ressentimento e da falta que cada um possui, do vazio de cada um.

 

 

COMPULSIVO

 

A obra integra o projeto de Dramaturgia da editora e traz para as páginas do livro a história de Irineu, um paciente de T.O.C., que cansado de suas manias toma uma decisão. O trabalho foi escrito para montagem cênica e tem como espinha dorsal Irineu, que na pele de um só ator se transforma em várias outros personagens e leva ao palco muita compulsão e insanidade.

 

CONTOS TIRADOS DE MIM: VOLUME 2

 

Este novo volume de contos tem como autores alguns dos apenados da unidade prisional, que por meio do universo da criação, da escrita, não apenas co¬nhecem melhor a si mesmos como mostram aos leitores o poder renovador da palavra.

 

 

 

 

 

DO PENSAMENTO PARA O PAPEL

 

Uma possibilidade de organizar as ideias é o silêncio, a ausência de som, o mergulho profundo no mundo do nada, do vazio. É quando cada criador volta-se a si mesmo, ao seu universo, às suas sensações, percepções, reflexões sobre o todo da vida e das coisas da vida.

 

 

 

MALLARZÉ - O CACHORRO POERA

 

MallarZé é um cachorrinho da raça Yorkshire que começou a bagunçar todos os livros da sua casa, até que um dia os seus donos entenderam que ele queria que os livros fossem lidos. Desse dia em diante, MallarZé começou a conhecer a poesia e a gostar de poemas. 

 

 

 

MULHERES POÉTICAS - A POESIA NO CARCERE

 

Através do conhecimento que a literatura proporciona, nosso universo se expande e nos faz pensar sobre nossa frágil e singular humanidade. Isso nos liberta. E mais, quando a literatura é criada dentro do cárcere, por meio de poemas, lindos poemas feitos por lindas mulheres, que estão fisicamente presas, além de libertar ela nos toca e nos faz olhar para o cárcere com ética e alteridade.

 

O MENINO QUE TINHA UM CORAÇÃO DE PEDRA

 

Zezinho era um menino que não demonstrava emoções diante de acontecimento nenhum. Os animaizinhos de estimação não despertavam sua compaixão. Os noticiários não o indignavam como a todo mundo, e as mais lindas melodias não o contagiavam quando as ouvia. Até um dia em que uma sensação inesperada o levou a ter uma nova relação com o mundo que o cercava.

PRISIONEIROS E JUÍZES: RELATOS DO CARCERE

 

A presente obra nos traz oito relatos de apenados privados de suas liberdades em uma unidade prisional de Joinville, Santa Catarina, relatos estes que são frutos de atividades de cunho literário que trouxeram textos ficcionais já publicados em outros livros por esta editora. 

 

 

 

 

TRANSTORNADA

 

A obra traz para as páginas do livro a história de Catarina, uma paciente de T.O.C., que cansada de suas manias toma uma decisão. O trabalho foi escrito para montagem cênica e tem como espinha dorsal Catarina, que na pele de uma só atriz se transforma em várias outras personagens e leva ao palco muita compulsão e insanidade.

978-85-8108-318-6-500x500.jpg
download-500x500.png
cruz e souza-500x500.jpg
Capa aberta_Gritos a dramaturgia no cárcere_Aprovação-500x500.jpg
978-85-8108-092-5-500x500.jpg
978-85-8108-178-6-500x500.jpg
978-85-8108-094-9-500x500.jpg
978-85-60157-75-4-500x500.jpg

 

CARTA RASGADA

 

Carta Rasgada é um texto de 2007 e nasceu com a idéia de ser um monólogo para um jovem ator. O tema inicial era a loucura - um jovem que se defende do mundo através de poemas.Trata-se de um drama trágico. São três movimentos, três ambientações, uma única história e um final que o leitor descobrirá ao chegar lá

 

 

 

CONTOS TIRADOS DE MIM: VOLUME 1

 

Em atividade numa oficina de criação literária com 17 indivíduos encarcerados, transforma textos dos apenados em contos de ficção. A partir do relato inicial dos prisioneiros, Alex fornece algumas pistas da composição literária, e pede mais: que eles transformem seus relatos em contos, passando seus personagens e sua relação com eles para o plano da ficção sob a cobertura de nomes fictícios.

CRUZ E SOUZA - O POETA DO DESTERRO

 

Para homenagear o poeta (que morreu de tuberculose em 19 de março de 1898), e para solidificar em nossa cultura a toda a sua história e escrita, Alex Giostri selecionou algumas prosas (Missal) e alguns versos (Broquéis) de Cruz e Sousa para que o leitor leia e vivencie com toda a emoção suas palavras e seus versos, que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento de nossa literatura.

 

GRITOS: A DRAMATURGIA NO CARCERE

 

Dez apenados da Penitenciária Industrial de Joinville-SC, através da orientação do editor Alex Giostri desenvolveram dez esquetes teatrais, aqui publicadas em livros.

O livro compõe o projeto da Oficina Literária, a Formação do Eu, já com quatro publicações e tem o caráter da reintegração e ressocialização de pessoas privadas de suas liberdades a partir e através das atividades lúdico-pedagógica

MINHA AMIGA LARGATIXA

 

Minha amiga lagartixa trata do tema medo e também do tema amor. Wess, um menino que morre de medo de lagartixa, ao ver uma na parede, foge e se esconde no quarto de sua casa. Sua mãe, ao presenciar a cena, aproxima-se do filho e com muito amor narra um pouco mais sobre o universo da lagartixa e de sua importância na cadeia animal.

O DIA DECISIVO DE NOSSAS VIDAS

 

Após discutirem por uma banalidade, marido e mulher saem de casa para tentar encontrar as respostas para os seus conflitos internos e externos. Saem em busca de respostas através de pai de santo, terapeutas, vendedores de amendoim, mendigos, cabeleireiros, no entanto, nada encontram a não ser ainda mais dúvidas em relação à própria relação.

 

 

O PICA-PAU AMARELO E O PAPAGAIO DE PEITO ROXO EM MONTEIRO LOBATO.

 

Um curioso pica-pau e um sabido e inteligente papagaio-de-peito-roxo se conhecem e parte num divertido passeio pela região da Serra da Mantiqueira.

 

 

 

 

SEIS FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM TEXTO: FICÇÃO

 

A vida moderna nos leva às formas, às regras, aos manuais, como se o “correto” existisse. Não que não exista. Naturalmente, o tradicional tem a sua importância, mas no fim das contas e no universo das artes e da criação o que vale é a competência e aptidão de cada criador, de cada artista.